domingo, 13 de março de 2011

Como superar uma perda...

Não consigo deixar de me comover com as notícias na tv e na internet sobre o terremoto no Japão . Fico  triste pelas pessoas que moram lá ou que possuem parentes no Japão. Meus conhecidos que estão no Japão, estão bem graças à Deus!

Desejo muita força e luz para aqueles que perderam um amigo ou parente querido nesta tragédia...

Hoje à noite me emocionei ao ver na TV  um nipo brasileiro que chorava de alegria ao receber  - via celular - a notícia de que seu irmão estava bem. É uma alegria e uma sensação de paz muito grande para quem  recebeu boas notícias de seus familiares.

(Fonte: Site revista Veja)
   
Perder uma irmão, um parente ou um amigo querido é uma das piores tristezas da vida.

A maior perda que tive foi quando minha  querida avó faleceu aos 87 anos. Foi  uma perda muito difícil para mim. Eu tinha um amor de neta unido à um amor de mãe por ela. Eu cuidava dela como se ela fosse minha filha. Minha missão nos últimos 7 anos antes dela falecer era fazê-la feliz. Eu consegui que os dias delas fossem mais alegres e felizes. Tenho certeza que ela se foi muito feliz. E sou muitíssimo grata pelo aprendizado de vida que tive ao conviver com ela.

Quando se perde alguém, passamos por um período de luto. Um luto interno. Que afeta nossas vidas.

Na época recebi muitas palavras de apoio:

- Chore, mas fique bem logo. Sua avó não gostaria de te ver sofrendo por ela. Ela  sempre desejou sua felicidade e quer te ver sempre sorrindo. Obs. Isso me fez ver que sofrer pela morte de minha avó não ia deixá-la mais feliz. Queremos chorar, não tem como evitar, mas temos que ser fortes  pois ela irá partir em paz se ver que estamos bem.

- Perdi minha mãe há 20 anos e até hoje não superei. A dor diminui com o tempo, mas nunca acaba. Esta frase, escutei um senhor que estava conversando com minha mãe. Obs. Essa frase me ajudou a entender que vamos sentir a dor da perda para sempre, que não preciso ter pressa em superar tudo isso e sim, em aprender a conviver com isso.

Estas, entre outras palavras de apoio foram importantes para mim. naquele momento E me ajudaram a superar melhor esta tristeza.

O apoio dos familiares e amigos neste momento é essencial. Lembro da minha amiga me levar para uma palestra de lojistas sobre impostos! Nada a ver com minha área... Mas foi importante para mim!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário